7 passos para aumentar a produtividade do time de vendas  

como aumentar a produtividade do time de vendas
Posted By gestaomax
7 passos para aumentar a produtividade do time de vendas  

Toda empresa quer ampliar o faturamento e, para isso, na maioria das vezes, é preciso aumentar a produtividade do time de vendas. Afinal, são os profissionais desse setor que estão em contato direto com o cliente e podem fazer com que ele adquira mais produtos. Eles também podem encontrar novos consumidores e assim colaborar para que a empresa cresça.

Contudo, aumentar as metas da equipe não é suficiente para o sucesso. Se quer que a equipe de vendas tenha um melhor aproveitamento, precisa dar condições para que isso aconteça. A melhor maneira é focar na gestão e optar pela automatização de processos.  

Veja dicas de ações que vão ajudar a aumentar a produtividade do time de vendas e aplique em sua empresa. 

1 – Quer aumentar a produtividade? Conheça e planeje 

A primeira coisa a ser feita é avaliar o seu negócio e organizar dados. É importante saber

  • Para quem vende;
  • De quanto em quanto tempo os clientes compram;
  • Qual a média de valores gastos por cliente;
  • Cidades atendidas;
  • Produtos que têm mais ou menos procura;
  • Principais reclamações que a empresa recebe; 
  • Porcentagem de perda de produtos;
  • Como é feita a entrega. 

Ter uma visão geral da situação da equipe de vendas é importante para saber onde pode melhorar. Será que a equipe precisa de treinamento ou menos burocracia? Avalie o que está acontecendo e trace um objetivo. Esse é o começo de qualquer organização que quer aumentar a produtividade. 

2 – Invista em automação de processo

Agora que você já tem uma visão geral do que está acontecendo, é hora de investir em um software de vendas. Com ele, é possível acompanhar tudo o que está acontecendo e agilizar o processo.

Vamos supor que uma empresa tenha 20 representantes comerciais e cada um deles atenda a quatro municípios. Como acompanhar o que cada um deles está fazendo durante o trabalho? Como saber se podem melhorar em alguma ação?  

Quando a empresa tem um sistema de gestão de vendas eficiente, tudo pode ser observado, de qualquer lugar, praticamente em tempo real. Nos programas mais completos, o vendedor pode anotar o pedido online e transferir imediatamente para a central.

Dessa forma, o gestor fica sabendo qual cliente foi atendido, que compra ele fez e quanto gastou. No final da semana, tem como analisar quantos estabelecimentos foram visitados por cada colaborador, bem como o volume de vendas que cada um conseguiu captar. 

3 – Facilite o trabalho do time de vendas

Para aumentar a produtividade é preciso facilitar o trabalho da equipe. Com a automação de processos e a possibilidade de envio online, o trabalho do vendedor é mais rápido.

Já no aplicativo, ele terá a lista de produtos que a empresa dispõe para a venda, os valores e pode anotar o pedido. Depois disso, vai poder pedir para o lojista conferir para ver se tudo está certo. Dessa forma, evita erros, agiliza a venda e a entrega da mercadoria. 

4 – Tenha um plano de visitas

Além de agilizar o processo de realização do pedido, se você quer aumentar a produtividade é importante garantir que todos os clientes sejam atendidos. Para isso, nada melhor do que a própria empresa oferecer um roteiro de trabalho para o time de vendas.  

Forneça ao vendedor uma planilha com datas e roteiro de lojas, de acordo com a proximidade. Isso, além de facilitar o trabalho dele, vai evitar que a sua organização tenha gastos desnecessários com deslocamento, resultantes de um mal planejamento de rota. 

5 – Fique atento aos clientes

Havia uma loja que comprava muito de você e, de uns meses para cá, passou a adquirir menos produtos? Isso pode ser visto pelo software de venda. Quando acontecer, veja o que ocorreu e qual o motivo da diminuição do volume da compra. Será que você não tem o produto que ela precisa ou houve algum problema de atendimento? 

Identifique o motivo e oriente o vendedor para tentar corrigir a falha  e voltar a vender mais. 

6 – Identifique novas oportunidades

Será que na região que a sua empresa atende não há mais nenhuma oportunidade? Atualize a lista de possíveis clientes e oriente a equipe de vendas para visitá-los. É sempre bom conquistar novos parceiros! 

7 – Invista em treinamento

Para que tudo o que dissemos até agora possa ser feito, é preciso investir em treinamento. Afinal, para aumentar a produtividade do time de vendas a equipe precisa estar preparada e alinhada. A sua está? 

E o lucro da sua empresa? Como é feita a gestão dele? Veja dicas!

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