como fazer a prospecção de clientes
Posted By gestaomax
Prospecção de clientes: a sua empresa está fazendo isso certo?

O time de vendas de sua empresa está com dificuldades para vender? Talvez, o problema esteja na prospecção de clientes. Ainda que seja fundamental para o resultado em vendas de qualquer empresa, muitas ainda não estruturam corretamente a prospecção e sofrem com baixos resultados. 

Identificar o problema o quanto antes e estruturar processos de prospecção é um primeiro passo para reverter a situação e ganhar espaço no mercado. Ao mesmo tempo, aumentar a eficiência da prospecção também pode ser uma maneira de melhorar a produtividade do time de vendas e gerar resultados cada vez maiores. 

Quer entender definitivamente como a prospecção de clientes pode melhorar os resultados do seu negócio? Continue lendo e confira!

O que é prospecção de clientes? 

Uma coisa é fato, toda empresa que passa por problemas na prospecção de clientes, sentem dificuldade em vender. E não à toa, já que a prospecção é o pré-venda decisório, que não só identifica clientes em potencial, mas também os educa e prepara para o momento da venda. 

Podemos dizer, então, que o papel da prospecção é listar clientes em potencial, entrar em contato com eles e qualificá-los para a venda. Na teoria, parece simples, mas exige uma série de processos bem planejados para que funcione, de fato. 

Quer entender melhor como transformar a prospecção de clientes em uma maneira de aumentar as vendas da empresa? Confira nos próximos tópicos!

Quais os métodos de prospecção do mercado?

Claro, a eficácia da prospecção de clientes depende de processos específicos e de uma equipe bem treinada. Dentre os métodos de prospecção conhecidos, podemos citar pelo menos 2 que devem fazer parte da estratégia de seu negócio. 

Cold Mailing 

O cold mailing é o método de prospecção em que o time de vendas entra em contato diretamente com o e-mail do cliente. O objetivo é chamar a atenção do mesmo para garantir que haja um próximo contato, de repente, até o agendamento de uma reunião. 

Para isso, é importante que você construa e-mails criativos e que consigam sobressair na caixa de entrada do cliente. Isso também significa gastar um tempo pensando na estrutura de e-mail mais eficiente, títulos que geram mais resultado e palavras de conversão que ajudem o prospect a passar para a próxima etapa do contato

Cold Calling 

Já o cold calling usa do telefone como instrumento principal. Esse é um dos métodos mais utilizados, e certamente você já recebeu a ligação de alguma empresa que estava prospectando. 

Nesse método, o vendedor faz ligações estratégicas para o cliente em potencial, buscando entender os problemas enfrentados pelo mesmo e maneiras em que a empresa poderia ajudar. Esse não é um momento de venda, e, sim, de diálogo, para ajudar o cliente a passar para as próximas etapas do funil de vendas. 

Como fazer uma prospecção de clientes de alto resultado? 

A prospecção de clientes é um momento importante para o time de vendas e não pode ser feita de qualquer jeito. Além disso, se você der mais atenção ao momento da prospecção, é possível que venda mais para os clientes certos com menos esforço dos vendedores, aumentando a eficiência de todo o time. 

O primeiro passo para conquistar isso é traçar estratégias certeiras de prospecção. Além disso, tenha em mente que a prospecção não é momento para oferecer produtos e serviços, e, sim, para entender melhor cada cliente e oferecer um atendimento personalizado que facilite as próximas etapas da venda. 

Para isso, é importante que você tenha uma equipe de vendedores capacitada e entenda bem o público-alvo do negócio. Ampliar a presença no ambiente digital também pode ser uma maneira de melhorar a prospecção de clientes. 

E essas são apenas as dicas iniciais para que a sua empresa comece a prospectar clientes de forma eficiente. Quer outras dicas para melhorar os resultados em vendas do seu negócio? Confira nossas redes sociais e tenha acesso a muito mais informações sobre gestão e vendas.