entenda a diferença entre ERP e BI
Sistema ERP e BI: entenda como essa parceria pode ajudar seu negócio

Acompanhar de perto os resultados de cada setor da empresa é etapa fundamental na gestão, e disso você provavelmente já sabe. Para isso, o uso de sistemas como o ERP tem ajudado empresas a melhorar o controle sobre tudo o que está acontecendo. 

No entanto, isso pode não ser o suficiente, principalmente para o planejamento, redução de custos e gestão de riscos. Muitas pessoas não sabem, mas, para ter acesso a tudo isso, é fundamental que você associe a tecnologia dos sistemas ERP ao BI. 

Quer descobrir, afinal, como o ERP e BI podem ajudar o seu negócio a crescer? Continue lendo e confira!

Afinal, qual a diferença entre ERP e BI? 

Primeiro, precisamos entender qual exatamente é o papel do ERP e do BI. Ainda que alguns confundam os dois sistemas, a verdade é que ambos possuem papéis diferentes dentro da gestão da empresa, e um complementa o outro. 

O sistema ERP permite que você integre as informações de todos os setores da empresa, acompanhando de perto as vendas e gestão de estoque, por exemplo. Esse acompanhamento gera números e dados brutos, que podem ser avaliados depois por você. 

No entanto, nenhum desses dados é analisado minuciosamente e não há a geração de relatórios detalhados, e isso pode ser um problema para o planejamento da empresa. É exatamente nesse momento que entra o sistema BI. 

O sistema de BI tem o papel de pegar todos os dados gerados pelo ERP e analisar de forma aprofundada, gerando relatórios complexos essenciais para a tomada de decisão. Além disso, o sistema mantém um histórico dos dados de cada mês, facilitando comparativos. 

Em termos mais simples, podemos dizer que enquanto o ERP integra as informações e coleta os dados brutos, o BI usa de análises complexas para gerar relatórios completos. Nesse processo ele pode indicar, por exemplo, a eficiência de vendas de determinado produto ou a lucratividade do negócio em comparação com outros períodos.

Quais as vantagens de integrar o ERP e BI em seu negócio? 

Agora que você entende o papel do ERP e BI, provavelmente já deve imaginar o que essa parceria pode fazer para o lucro do negócio. As vantagens são muitas, principalmente porque é através dessa parceria que a gestão passa a ser orientada a dados.

Ajuda a empresa na melhora de resultados 

E a primeira grande vantagem da integração de um ERP e BI está na melhora dos resultados de cada setor. Isso porque é só através da análise detalhada de dados que você pode identificar pontos problemáticos ou oportunidades na gestão de cada setor. 

Gera relatórios detalhados 

Enquanto o ERP armazena dados sobre tudo o que está acontecendo no seu negócio, o BI permite que você cruze os dados e se debruce sobre informações mais específicas. É possível, por exemplo, monitorar o perfil de compra dos clientes do seu negócio, a eficiência de vendas de determinado produto ou o estoque necessário para atender a demanda durante o mês. 

Redução de custos 

Uma das grandes vantagens do BI, é que é possível identificar maneiras de reduzir custos dentro da empresa. Claro, muitas vezes isso já é um resultado direto da melhora na eficiência de cada setor, mas é possível identificar pontos em que é possível gastar menos e, ainda assim, oferecer um serviço melhor para os clientes. 

Com a análise dados é possível, por exemplo, melhorar a gestão de estoque de forma que você só invista em novos produtos quando for necessário. Isso evita a perda de produtos do estoque, ou até mesmo que você gaste mais do que deveria na renovação de estoque de determinado produto.

E então, está pronto para aproveitar as melhores vantagens de integrar um ERP e BI? Se você gostou das dicas, nos acompanhe através das redes sociais e tenha acesso a outras informações que vão fazer toda a diferença na gestão do seu negócio.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *