
A análise RFV fornece uma análise simples e ampla da situação da carteira de clientes. Essa analise leva em consideração três visões de cada cliente: O quão recente é a última compra dele (Recência); Quantos pedidos o cliente fez (Frequência); Qual o valor do ticket médio (Valor).
Cada visão tem 5 níveis. Sendo o nível 1 o mais alto e nível 5 o mais baixo. Cada cliente recebe uma classificação que é a junção das três visões. A melhor classificação possível é R5 F5 V5, que indica que o cliente fez pedido recentemente, é um cliente fiel com vários pedidos e o ticket médio está bem acima da média. Essa é a meta ideal para qualquer cliente.
Todo cliente novo entra na classificação R5, pois é recente, e F1, porque ainda tem poucos pedidos. O objetivo é tornar esse cliente fiel, mantendo ele em R5 e aumentando a frequência de F1 para F5.
A pontuação de um cliente novo em V depende inicialmente do valor da primeira venda feita a ele. Ela também costuma começar em V2 ou V1 e conforme o cliente é melhor trabalhado, ampliando o mix de produtos dos pedidos, ele pode ir crescendo nessa visão também.
Veja as tabelas de Recência e Frequência para entender melhor os indicadores:
Recência | Clientes que a data* do último pedido foi |
5 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Até 30 dias |
4 ![]() ![]() ![]() ![]() |
Entre 31 e 60 dias |
3 ![]() ![]() ![]() |
Entre 61 e 120 dias |
2 ![]() ![]() |
Entre 121 e 180 dias |
1 ![]() |
Entre 181 e 360 dias |
Frequência | Qtde de Pedidos no último ano |
5 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
12 ou mais pedidos |
4 ![]() ![]() ![]() ![]() |
de 9 às 11 pedidos |
3 ![]() ![]() ![]() |
de 6 à 8 pedidos |
2 ![]() ![]() |
de 3 à 5 pedidos |
1 ![]() |
até 2 pedidos |
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