como fazer a gestão de equipe de vendas em negócios pequenos
Gestão de equipe de vendas em pequenos negócios: entenda o passo a passo 

A gestão de equipe de vendas é um dos fatores determinantes para as pequenas e médias empresas. Porém, é fato que fazer uma boa gestão de vendas nem sempre é fácil, sobretudo para negócios que não possuem tanta estrutura e verba quanto as grandes empresas. 

Ainda que seja um processo que exige trabalho e dedicação do gestor, estruturar um bom time de vendas vai fazer toda a diferença na lucratividade do pequeno negócio. Afinal, você não pode simplesmente ficar esperando o cliente chegar até a solução da sua empresa e comprá-la. 

E, acredite, é muito possível fazer uma boa gestão de equipe de vendas mesmo em pequenos negócios. Quer saber como tornar isso possível em sua empresa? Nos acompanhe neste artigo e confira!

1. Tenha uma boa liderança 

Um bom líder é o segredo para uma equipe de vendas de alto resultado, e isso você já deve saber. No entanto, quando o negócio é pequeno, é comum que alguns colaboradores acumulem diversas funções, inclusive o próprio dono. 

Se esse é o seu caso, está na hora de arregaçar as mangas e tomar controle sobre a gestão de vendas do seu negócio. Estude muito sobre gestão de pessoas, métodos de vendas e, claro, entenda bem o perfil do público-alvo de sua empresa. 

2. Escolha as melhores estratégias  

Existem diversas metodologias que ajudam empresas a alavancarem as vendas. Às vezes, usar mais de uma dessas técnicas é o ideal para expandir o alcance do negócio, mas, quando a empresa é pequena, é crucial que você saiba focar seus esforços na estratégia certa. 

Isso é ainda mais importante se você não puder ter uma equipe de vendas muito grande. Afinal, se há muito mais funções do que colaboradores para realizá-las, a estratégia será falha e trará apenas prejuízo. 

Por outro lado, escolher bem as metodologias que seu negócio usará, fará com que sua equipe se concentre muito mais nos resultados.

3. Desenvolva múltiplas habilidades na equipe de vendas 

Quando o time é pequeno, as habilidades de cada vendedor são ainda mais importantes. Ter um time equilibrado e com colaboradores com multipotenciais é o caminho certo para um alto desempenho. 

Mas, lembre-se, é impossível ter um vendedor perfeito, que é ótimo em todas as etapas do processo de venda. No entanto, você pode treiná-lo para que ele se torne um profissional bem nivelado. 

4. Tenha uma agenda clara de processos  

A organização é a chave para o sucesso em vendas, e isso se torna uma verdade ainda mais absoluta para os pequenos negócios. Sem um plano, é possível que você desperdice investimentos, principalmente se não conseguir manter uma consistência nas ações da equipe. 

A gestão de equipe de vendas de pequenos negócios é complicada, mas manter a consistência deve ser a sua maior prioridade. Mesmo a melhor estratégia do mundo não dá resultados se as ações não são regulares ou não seguem um calendário.

5. Use a tecnologia a favor da gestão de vendas  

Otimizar tempo e aproveitar o melhor de cada vendedor, ou mesmo de cada prospect conquistado, é fundamental para o sucesso de uma pequena empresa. E uma maneira de conseguir essa otimização, reduzir os custos e aumentar os resultados do negócio é investindo em tecnologias. 

Sistemas de gestão CRM ajudam você a manter controle sobre todas as etapas de venda, registrando cada contato com o cliente e as informações coletadas nesse processo. Dessa forma, você mune o seu time de vendas de dados preciosos sobre o prospect, personalizando o contato com o cliente e aumentando as chances de fechar uma venda. 

E então, está pronto para pôr em prática a gestão de vendas para pequenos negócios? Se gostou das dicas, nos siga através das redes sociais e descubra mais dicas sobre gestão e vendas para fazer a sua empresa decolar!

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