Equipe de vendas campeã: 5 passos para contratar a sua

como contratar uma equipe de vendas campeã
Posted By gestaomax
5 passos para contratar uma equipe de vendas campeã 

Não há dúvidas de que ter uma equipe de vendas campeã e eficiente é o caminho para o crescimento da empresa. No entanto, a verdade é que formar uma equipe altamente produtiva e eficiente não é fácil, e exige um esforço contínuo por parte do gestor. 

E se você acha que basta encontrar os profissionais que possuem “talento nato” de vendas, está enganado. É necessário mais do que apenas profissionais competentes para ter uma equipe de vendas campeã e extremamente produtiva. 

Quer descobrir como criar uma equipe de vendas de alto desempenho e aumentar a lucratividade do negócio? Continue lendo e confira um dos 5 passos mais importantes!

1. Invista em profissionais com habilidades diferentes 

O primeiro passo, e também um dos que todos ignoram, é investir em uma equipe com profissionais de habilidades diferentes. O que isso significa, na prática? Que você não pode meramente contratar profissionais de perfis extremamente parecidos e esperar que a equipe rode de forma eficiente. 

A verdade é que um bom gestor deve saber aproveitar o melhor das habilidades de cada funcionário. Não existe um vendedor que seja bom em todas as etapas do processo de vendas, e você precisa estar atento a isso. 

E, acredite, mesmo vendedores tímidos têm o seu lugar em uma equipe de vendas de alto desempenho. Por exemplo, eles podem ser melhores ouvintes, coletando informações mais profundas sobre o cliente e firmando um relacionamento de confiança nas primeiras etapas. 

2. Promova treinamentos recorrentes 

Uma maneira de alinhar as necessidades da empresa aos resultados da equipe de vendas, é promovendo treinamentos. E mais que isso: essa também é uma oportunidade para manter os profissionais engajados,  com entusiasmo pelo trabalho.

Isso se torna ainda mais importante quando você possui uma equipe de vendas que já funciona com os mesmos funcionários há um tempo. Mantê-los motivados é um grande desafio ao longo do tempo, e os treinamentos podem ajudar a tirá-los da zona de conforto e gerar crescimento profissional.

3. Aumente a produtividade com a tecnologia certa 

Não há dúvidas de que a tecnologia é uma grande aliada da equipe de vendas campeã. Isso porque é ela que ajudará a equipe a escalar processos e aumentar a eficiência da comunicação com o cliente. 

Ter em mãos um bom sistema de CRM é fundamental, principalmente se você está buscando o alto desempenho. Isso se torna ainda mais importante quando você precisa integrar processos da equipe de marketing e vendas, garantindo que a empresa aproveite o melhor dos 2 times para vender mais. 

4. Defina indicadores de desempenho 

Não existe uma equipe de vendas que nasça com alto desempenho. Pelo contrário, é necessário ajustar os processos e alinhar os objetivos junto aos vendedores o tempo inteiro. 

Uma maneira de aumentar a eficiência da equipe é acompanhando indicadores de desempenho. Dessa forma, o gestor identifica onde exatamente a equipe precisa melhorar, e faz os ajustes necessários para que ela se torne mais eficiente. 

5. Tenha um plano de prospecção 

Um grande erro do setor de vendas é a prospecção sao acaso. Prospectar clientes que estão fora do público da empresa pode gerar apenas dor de cabeça e perda de tempo, e isso é um problema. O ideal é que exista um plano claro de prospecção, e que sejam usadas as ferramentas certas para isso. 

Uma maneira de otimizar esse processo é usar estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing para prospectar e preparar os clientes no funil de vendas. Integrando os times de Marketing e Vendas, todo esse processo de prospecção se torna muito mais eficiente, e os vendedores terão um papel muito mais estratégico na hora de fechar as vendas.

O que achou dessas dicas para montar uma equipe de vendas campeã? Se você curtiu, e quer ter acesso a muito mais informações sobre gestão de equipe e vendas, nos acompanhe através das redes sociais!

GestãoMax usa cookies para melhorar a experiência de navegação no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.