Uma empresa que quer ter sucesso precisa guardar informações e analisá-las. Os mais diferentes dados ajudam a compreender o cliente e a agir de forma que o negócio consiga expandir e acompanhar o mercado. Dentre as ferramentas que ajudam nesse processo está o que é chamado de Business Intelligence ou BI.

Trata-se de uma maneira de agrupar e mensurar informações, de forma que elas se tornem relevante para o seu negócio. Assim, ajudam na tomada de decisões, bem como na identificação de riscos e oportunidades. 

Saiba mais sobre Business Intelligence e a relação dela com a escalabilidade das vendas de uma empresa.

O que é Business Intelligence 

Há várias ferramentas que ajudam a coletar, armazenar e interpretar dados, de forma que eles sejam transformados em informações. Quando pensamos em um conjunto de métodos ou de tecnologias usadas para essa finalidade, chamamos de Business Intelligence.

Resumidamente, é um conjunto de teorias, processos, metodologias, estruturas e tecnologias, que visam transformar os dados em informações relevantes para o gestor. 

O que é escalabilidade nos negócios?

Escalabilidade de um negócio ou das vendas, nada mais é do que a possibilidade que uma empresa tem de conquistar mais compradores de forma repentina e continuar funcionando perfeitamente. Tudo isso, sem precisar fazer um grande investimento.

Para ficar mais fácil entender, pense que o negócio X tem mil clientes fixos. Porém, após uma campanha bem sucedida, esse número de consumidores dobra, ou seja, passa para dois mil. Se o negócio for escalável ele conseguirá atender a essa demanda, sem que a qualidade do que ele oferece caia e sem que ele precise fazer um grande investimento. 

No geral, esse tipo de empresa está diretamente ligado à tecnologia. Podemos citar casos como a Netflix ou a própria Amazon Prime, que conseguem receber milhares de novos assinantes sem que a qualidade do que a empresa oferece seja afetada, ou seja, ela vende mais sem sofrer nenhum abalo em seu negócio. 

Como o Business Intelligence pode ser útil para negócios escaláveis?

Muitas vezes, as empresas acabam acumulando diversos dados e, muitos deles, acabam se perdendo, ou seja, não se transformam em informações. O Business Intelligence pode ajudar a mudar essa realidade e fazer com que as informações armazenadas passem a ser úteis para o crescimento da instituição. Veja alguns dos benefícios que o Business Intelligence pode proporcionar.  

Análise rápida

O mercado e os dados estão em constante mudança. Quando a empresa investe em tecnologia, ela tem informações recentes, sempre com acesso fácil. Dessa forma, fica mais fácil detectar alterações que possam impactar o seu funcionamento, como, por exemplo, o aumento nas vendas. Assim, é possível fazer os ajustes necessários, o quantos antes, para que o negócio siga em frente sem sofrer alterações. 

Investimentos mais assertivos

Como os dados são concretos e as análises baseadas em informações atualizadas, fica mais fácil para que o empresário invista em algo realmente necessário. Isso reduz as chances de erros e ajuda a direcionar o dinheiro da empresa de maneira mais positiva. 

Tomada de decisão seja rápida. 

Será que esse é mesmo um bom negócio? Minha empresa tem condições de atender a essa demanda? Essas e outras perguntas são facilmente respondidas por organizações que fazem uso do Business Intelligence. A análise de dados precisa permite a tomada de decisões rápida e assertiva. 

As vantagens de investir são muitas, mas é preciso lembrar que para que o número de consumidores aumente, é necessário ter boas estratégias. Prospecção de clientes: a sua empresa está fazendo isso certo? Descubra em nosso outro post!

Descubra o que o Business Intelligence da Gestão Max pode fazer pela sua empresa