o que é o CRM para uma equipe de vendas
O que é CRM? Descubra os benefícios para sua equipe de vendas

Fazer a gestão de toda a equipe de vendas e potencializar o lucro do negócio não é uma das tarefas mais fáceis. E, hoje, não se preocupar com a gestão do relacionamento com o cliente pode provocar problemas graves dentro do time de vendas, inclusive baixos resultados e a perda de prospects. 

Em um cenário como esse, sistemas de gestão de relacionamento, como o CRM, fazem toda a diferença. Talvez você não conheça o termo, mas a verdade é que ele já é o braço direito de boa parte dos times de vendas de empresas de todo o mundo. 

Mas, afinal, o que é CRM e o que ele pode fazer para aumentar os resultados da sua empresa? Se você tem essas dúvidas e quer descobrir exatamente o papel do CRM, continue lendo e confira!

O que é CRM? 

Muita gente já ouviu falar desse sistema, mas não entende exatamente o que é CRM e os seus objetivos. A verdade é que o conceito é mais simples do que parece, e traz muitos resultados, sobretudo para as equipes de Marketing e Vendas das empresas. 

A sigla vem do termo em inglês Customer Relationship Management, que podemos traduzir como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O papel desse software é oferecer uma gestão 360º, extremamente completa, de todos os setores que lidam diretamente com o cliente. 

Ou seja, através desse sistema você consegue acompanhar, dados, informações e resultados das equipes de Atendimento, Marketing e Vendas. Isso oferece uma experiência completamente personalizada para o cliente, aumentando a eficiência da equipe não só da comunicação por um todo, mas também do próprio processo de venda. 

E os benefícios não param por aí. Confira no próximo tópico!

Quais os benefícios de investir em CRM? 

Agora que você entende o que é CRM, pode estar se perguntando se os resultados são mesmo tão visíveis. De acordo com pesquisas da Bain & Co, os sistemas de CRM podem gerar lucros superiores a 95% e ajudar em 5% na retenção de clientes. 

Além disso, em um mundo altamente conectado e com clientes cada vez mais exigentes, oferecer um atendimento personalizado não é mais um diferencial: é obrigação. Abaixo, confira alguns dos principais benefícios de investir em CRM!

1. Integra as informações dos times de marketing e vendas 

O primeiro benefício está na própria essência do CRM. O objetivo desse sistema é integrar as informações de todos os setores que lidam com o contato com o cliente. Isso significa que a sua equipe de vendas terá acesso a todo histórico de comunicação com cada cliente. 

Isso possibilita trabalhar com vendas focada nas dores de cada cliente, de forma personalizada e eficiente. Além disso, o CRM permite que você não perca dados relevantes. 

Isso pode ser muito útil sobretudo para a comunicação com aqueles clientes que levam mais tempo para fechar negócio. Com o CRM, você poderá mapear toda a comunicação com ele desde o primeiro contato, mesmo que isso tenha acontecido meses atrás. 

2. Melhora a satisfação do cliente 

Outra vantagem do CRM é a melhora na satisfação dos clientes, o que ajuda a fechar mais negócios e reter a base de clientes atual. Isso porque o CRM e a troca de informações entre os times permite que você tenha conversas mais pessoais e personalizadas com cada cliente.

3. Ajuda a fechar mais negócios 

Um resultado direto dos tópicos anteriores, o CRM também ajuda a empresa a fechar muito mais negócios. Ainda há pouco, falamos que dados já indicam que há um aumento de 95% na geração de lucro, e isso só mostra a eficiência do CRM nesse processo. 

Com vendedores bem informados e por dentro das dores de cada cliente, fechar vendas se torna muito mais fácil. Além disso, esse processo evita que você perca prospects ou invista em clientes que não têm, de fato, o potencial de fechar negócio. 

Em outras palavras, mais tempo para o seu time se preocupar com quem, de fato, está interessado em comprar seu produto.

4. Melhora o ticket médio dos clientes  

Vender mais para o mesmo cliente é o sonho de muitas empresas. E outra grande vantagem do CRM é que, com um atendimento mais personalizado e pessoal, é possível guiar o cliente para compras com um ticket médio maior. 

Isso significa que ao invés de precisar buscar mais clientes para aumentar o lucro do negócio, o CRM possibilita que você venda mais para quem já é cliente da empresa. Claro, isso exige planejamento e dados, coisas que o sistema facilita.

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