quais indicadores de desempenho de vendas são importantes
Posted By gestaomax
Indicadores de desempenho de vendas: conheça 3 que sua empresa deve acompanhar 

Para que sua empresa caminhe bem é preciso acompanhar o fluxo de caixa, a frequência de funcionários, manutenção de maquinário entre outros. Além de tudo isso, é necessário ficar atento aos indicadores de desempenho de vendas

Afinal, se as vendas não acontecem a empresa não recebe recurso. Sem entrada de dinheiro o negócio não se mantém. Por isso, se você quer manter a saúde do seu negócio deve ficar atento aos indicadores de desempenho de vendas.

Conheça três indicadores de desempenho de vendas que merecem a sua atenção! 

1 – Receita é um dos principais indicadores de desempenho de vendas

O acompanhamento da receita é muito importante para que o gestor possa fazer projeções e acompanhar o crescimento do negócio. Para isso, é necessário ter os dados dos valores conquistados com novas vendas sempre organizados. 

Dessa forma, é possível avaliar o que aconteceu, por exemplo, nos últimos seis meses para saber se houve um crescimento ou declínio do faturamento. Caso identifique um declínio durante certo período, é possível comparar com os anos anteriores, para ver se o mesmo ocorreu.

Ter essa curva de vendas permite que o gestor se programe para investimento. Além disso, é possível pensar em alternativas para evitar as quedas de faturamento que foram identificadas. Dessa forma, o acompanhamento da receita torna-se um dos indicadores de desempenho de vendas mais importantes. 

2 – Volume de vendas

Embora toda empresa carece do seu faturamento para se manter viva, a gestão não pode se basear apenas na receita. É por isso que o segundo dos indicadores de desempenho de vendas que vamos citar é o volume.

Vamos supor que  a sua empresa tenha uma meta de venda para o mês de setembro e que ela seja atingida. Porém, quando você avalia, nota que a média de compra dos clientes caiu e que a meta só foi atingida porque um lojista fez um pedido três vezes maior do que o normal. 

Nesse cenário, a receita atingiu o esperado, mas o volume pode ser preocupante. O lojista que fez a compra maior do que a média do histórico dele, provavelmente já fez o pedido para estocar para o Natal. Ele se adiantou e há grandes chances de diminuir muito o volume de compras dele para outubro, novembro e dezembro. 

Ao mesmo tempo, a média de venda para os outros lojistas caiu. Se isso permanecer para os próximos meses, há grande chance da meta não ser batida. Viu como o ticket médio é importante na avaliação do seu negócio.

Por isso, e você quer saber exatamente o que está acontecendo em sua instituição e gostaria de ter previsões consistentes, dentre os indicadores de desempenho de vendas avaliados fique atento também ao volume de vendas. 

3 – Número de negócios fechados

Por fim e não menos importante, o último dos três principais indicadores de desempenho de vendas refere-se à quantidade de negócios fechados. 

Vamos supor que você seja dono de uma distribuidora de produtos para animais de estimação. Ao avaliar o número de vendas você notou que de janeiro até maio o número de pedidos ficou em torno de 93 mensais.

Porém, a partir de junho esse número passou a cair constantemente. Evidentemente que isso indica um problema e é preciso resolver o quanto antes. Um vendedor pode estar afastado e sem substituto. Você pode ter perdido cliente por deficiência na entrega ou até a chegada de uma distribuidora concorrente. 

Seja qual for o problema, quanto antes for identificado, mais fácil será de encontrar uma resolução. Dessa forma, acompanhar o número de pedidos é um dos indicadores de desempenho de vendas mais importantes. 

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