como gerenciar uma equipe de vendas
Como gerenciar uma equipe de vendas: 5 passos certeiros

Gerenciar uma equipe de vendas é muito mais do que definir metas e esperar uma explosão de vendas acontecer. E se a sua empresa ainda não sabe disso, provavelmente está perdendo todo o potencial da sua equipe e gerando muito menos lucro do que imagina. 

Porém, é verdade, fazer uma boa gestão é complicado e exige alguns cuidados. Seguir alguns passos é fundamental para garantir que toda a equipe de vendas se manterá produtiva, eficiente e, de fato, vendendo como deveria. 

Está pronto para melhorar os resultados do setor de vendas do seu negócio? Confira 5 passos certeiros para gerenciar uma equipe de vendas de alto desempenho!

1. Saiba onde você está e o que precisa fazer para alcançar objetivos 

É crucial que o gestor da equipe de vendas esteja, de fato, vivenciando os problemas e conquistas da equipe. Isso significa saber exatamente onde a equipe está, quais os objetivos e o caminho necessário para alcançá-lo. 

Isso exige muito mais do que se imagina. Para ter uma boa gestão desse tipo, é essencial acompanhar os resultados de cada etapa do processo de vendas. Além disso, alinhar os resultados e expectativas com a equipe também é fundamental. 

Mais do que apenas indicar uma meta: seja um líder que indica o caminho. Isso fará toda a diferença nos resultados do setor de vendas. 

2. Tenha um bom relacionamento com a equipe de vendas e clientes 

Ser um bom gestor exige um perfil de liderança único. E, muitas vezes, a liderança só é possível através de um relacionamento positivo de confiança. Isso não significa que você deva ser o melhor amigo de cada vendedor da equipe… Mas precisa passar uma sensação de respeito, dar o exemplo e saber ouvir cada um deles. 

Ser um líder autoritário, por outro lado, costuma dar péssimos resultados. Essa é uma forma de reduzir o engajamento dos funcionários e torná-los muito menos produtivos. 

3. Proponha desafios (alcançáveis)

O crescimento de uma equipe é movido por desafios. Metas desafiadoras leva todos os vendedores a saírem da zona de conforto e buscarem o crescimento nos rendimentos, e isso é importante para a empresa. 

No entanto, cuidado: desafios não é o mesmo que metas inalcançáveis. Metas extremamente difíceis de serem alcançadas deixa a equipe desmotivada e gera descontentamento profissional. 

4. Dê feedbacks — inclusive positivos 

A melhor maneira de gerenciar uma equipe de vendas é através dos feedbacks. Os feedbacks são a ferramenta perfeita para engajar o vendedor, ajudá-lo a crescer e, também, engajá-lo com os resultados da empresa. 

E quando falamos de feedbacks, não estamos nos referindo apenas aos negativos. Elogiar um funcionário e passar informações sobre o seu crescimento também é importante para mantê-lo motivado e até mesmo incentivá-lo a crescer profissionalmente ainda mais. 

5. Identifique (e use) os pontos fortes de cada vendedor   

Nem todo vendedor é bom vendendo para todo mundo, e isso é um fato. O ideal é que você invista em uma gestão que identifique o ponto forte de cada vendedor, colocando ele para fazer aquilo que faz de melhor. 

Por exemplo, existem vendedores que são muito bons vendedor para pequenas empresas. Elas exigem um tipo de cuidado especial e até mesmo um contato mais pessoal e amigável. Já outros vendedores são mais formais, e atendem de forma mais eficientes grandes empresas. 

Identifique o tipo de atendimento de cada vendedor e planeje onde cada um deles deve desenvolver seu trabalho. 

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