Todo negócio depende que uma variedade de procedimentos sejam feitos corretamente, para que possa se manter vivo. São metas de produtividade, planilhas, contatos com fornecedores, formulários de pedidos e diversas outras demandas que requerem muita atenção do gestor. Por isso, quem quer vencer os desafios e estar pronto para competir com os concorrentes, deve ter uma atenção especial ao controle de processos.

Trata-se de um conjunto de medidas que possibilitam agir na cadeia de ações visando um objetivo. Esses procedimentos, determinados no controle de processos, ajudam a alinhar a organização aos seus propósitos. Além disso, melhoram a organização do sistema como um todo e ajudam a empresa a agir em busca de atingir as suas metas.

Dentre os pontos importantes no controle de processos está a gestão de relacionamento com o cliente. É nesse ponto específico que o CRM é importante e pode ajudar. Veja como! 

Como o CRM ajuda controle de processos

A manutenção do bom relacionamento com o cliente também depende da gestão de processo. O software voltado para CRM, que é a sigla usada para “Customer Relationship Management”, ajuda a melhorar a análise de dados, bem como ter as informações necessárias sempre em mãos. Veja alguns benefícios adquiridos por meio desta ferramenta. 

Otimização do tempo

Quanto menos tempo a equipe demorar para realizar uma tarefa melhor, correto? Ao implantar um sistema de CRM, todos os dados ficam agrupados e, muitos deles, são lançados automaticamente para o sistema gerencial da empresa, o ERP. 

Isso ajuda na otimização de tempo e na gestão de processos. Além disso, reduz atrasos e agiliza a tomada de decisão. 

Mapear fluxo de processos

O mapeamento de fluxo é outra prática importante na gestão de processos e o CRM também pode auxiliar nisso. Ao usar um bom software, você pode ter acesso a todas as oportunidades em negociação, divididas por etapas. 

Além disso, terá uma visão geral de todo o processo de vendas com os clientes, podendo então acompanhar e organizar as ações.

Também faz parte de uma boa gestão de processos: 

Tudo isso poderá ser obtido por meio do software, que dá uma visão geral do fluxo de vendas e permite que o gestor possa antecipar a previsão de resultados. 

Padronização de documentação

Nada pior, na hora de analisar dados, do que encontrar documentos desencontrados, redigidos de forma diferentes e até inelegíveis. Vamos supor, por exemplo, que você vá avaliar o resultado das vendas por meio de formulários, que foram preenchidos manualmente pela equipe.

Cada um escreve e anota o pedido de uma forma. Uns completam todos os formulários, enquanto outros escrevem só o básico. Analisar tudo isso não é simples e, no dia a dia, pode deixar o processo mais moroso.

Ao investir em um CRM tudo é feito por meio da tecnologia. Os pedidos são feitos por uma ferramenta digital e padronizados. Todos os dados são liberados, automaticamente no sistema. Isso garante a padronização da documentação, bem como a organização do setor. 

Claro que, para que tudo isso seja efetivo, é preciso garantir uma boa gestão de equipe de vendas. Veja dicas e entenda o passo a passo!