Parceria entre GestãoMax e Tiny

Vantagens de ter um ERP integrado ao E-Commerce

Vantagens de ter um ERP integrado ao E-Commerce

  Cuidar de um, dois ou diversos canais de venda pode ser uma tarefa complicada se todos os processos forem realizados de forma manual. Ter um ERP integrado ao e-commerce permite a automatização de diversas etapas do fluxo de uma venda online, o que torna a rotina mais assertiva e economiza tempo.

  Neste conteúdo, você vai poder conhecer algumas das vantagens de integrar um ERP ao e-commerce. Elas podem variar conforme o ERP escolhido pela empresa, mas os itens aqui descritos podem ser encontrados no Tiny ERP, especialista em e-commerce. Boa leitura.

Por que integrar seu ERP ao e-commerce

  Separamos abaixo alguns motivos pelo qual é interessante contar com um ERP para gestão do e-commerce.

Envio de produtos

  Quando o ERP está conectado aos canais de venda, sejam eles marketplaces ou plataformas para loja virtual própria, a criação de anúncios se torna mais rápida e fácil.

  Primeiramente é preciso cadastrar os produtos no ERP. Neste momento, dados como nome do produto, tamanhos, cores, GTIN, preço, categorias e descrição dos produtos já podem ser informados.

  Ao enviar os produtos para os canais de venda, estas e outras informações serão enviadas, para que você não precise cadastrar todos os itens em cada canal escolhido. Mas é válido verificar os detalhes da integração entre o ERP e a plataforma ou marketplaces, pois cada um tem suas particularidades e podem permitir, ou não, a troca destas informações.

  De qualquer forma, a ajuda que um ERP oferece na hora de começar a vender online é imensa, principalmente na economia de tempo, visto que o cadastro de um produto no ERP pode ser enviado para múltiplos canais.

Recebimento de pedidos

  Um dos maiores benefícios de integrar um ERP a um marketplace ou plataformas de e-commerce é a centralização de pedidos. Imagine precisar acessar diversas plataformas para verificar os pedidos recebidos? Além de levar muito tempo, as chances de erro e esquecimento de um pedido são grandes.

  Com um ERP conectado aos canais de venda, os pedidos são recebidos no sistema, reunindo todos em um mesmo lugar. Assim, em apenas uma tela, poderá verificar as vendas do dia, do mês e até poderá avaliar quais canais de venda estão convertendo mais vendas.

  A união dos pedidos também auxilia no processo de emissão de notas fiscais e de separação dos produtos para o envio. A equipe responsável consegue realizar cada tarefa com agilidade e precisão.

Controle de estoques

  O controle de estoques é ponto chave para as empresas do varejo. A falta ou a sobra de produtos em estoque podem causar perda de vendas e prejuízos.

  Ter controle sobre os estoques é fundamental. Para quem vende online, é ainda mais necessário. Quando um cliente realiza uma compra, ele quer receber o produto, e não uma ligação ou e-mail informando que não há produtos em estoque para envio. A experiência de compra fica comprometida, e o cliente pode nunca mais voltar.

  O papel do ERP é essencial para manter a disponibilidade de produtos para venda sempre atualizada. Quando uma compra é realizada pelo cliente em qualquer canal de venda integrado e a baixa de estoque é realizada no ERP, automaticamente é diminuída a quantidade disponível para compra nos outros canais. Basta deixar o ERP configurado para tal. Isso evita vendas de produtos sem disponibilidade e melhoram a experiência do cliente com sua loja.

Separação dos produtos para envio

  Com os pedidos recebidos, é hora de separar as mercadorias para que seja providenciado o envio aos clientes. Pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso cuidado e atenção para que o produto correto seja enviado. Caso contrário, será necessário realizar a troca ou até mesmo, cancelar a compra.

  O ERP conta com um módulo de separação, onde o usuário pode separar os produtos e ainda realizar a conferência dos itens através de código de barras. Com isso, as chances de enviar o produto errado é praticamente zero.

Emissão de notas fiscais

    A emissão de notas fiscais é obrigação das empresas. Elas asseguram a venda e também protegem o cliente caso necessite trocar os produtos ou acionar a garantia.

  Emitir notas fiscais é uma tarefa que demanda tempo. Mas, com a ajuda de um ERP, os produtos que serão vendidos já estão cadastrados, assim como as naturezas de operação, necessárias para os cálculos de impostos.

  Além disso, ao receber os pedidos do e-commerce, os clientes são automaticamente cadastrados no sistema, e produtos que foram adquiridos pelo cliente são identificados. Sendo assim, com poucos cliques, o usuário gera a nota fiscal e autoriza junto a Sefaz, sem necessidade de digitar informações.

Concluindo

  Ter um ERP integrado ao e-commerce oferece mais praticidade e agilidade na execução de tarefas. O ERP reúne as informações da loja para que tudo seja reunido em um mesmo lugar, evitando erros e duplicidade de informações.

O Tiny é um ERP especialista em gestão de e-commerce, que otimiza a rotina dos lojistas. Com ele, você pode conectar diversos marketplaces e sua loja virtual, para que possa controlar os estoques, criar anúncios, emitir as notas, separar corretamente os produtos e muito mais. Fique à vontade para criar sua conta e testar grátis por 30 dias.

GestãoMax usa cookies para melhorar a experiência de navegação no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.