
“Não podemos aprender nada de novo até que possamos admitir que ainda não sabemos de tudo.“
Erwin G. Hall
Entre as micro, pequenas e até mesmo algumas médias empresas brasileiras, ainda é dominante a administração feita apenas com base na intuição, ou em conhecimentos baseados em experiências anteriores. É comum frases como: sempre fiz assim, e a empresa continua caminhando.
Porém será que ela segue um caminho tranquilo, previsível e sempre para a frente? Ou será que ela vai tropeçando no trajeto, com idas e vindas?
Infelizmente o mais comum é as empresas seguirem caminhos tortuosos. Alguns empresários, por falta de controle financeiro, só percebem que a empresa está quebrada depois de muito tempo, quando o estrago na sua vida financeira já é grande.
Isso acontece com frequência, principalmente quando o proprietário da empresa tem mais de uma fonte de renda, misturando as entradas e saídas de dinheiro pessoais com as da empresa. Há casos em que, mesmo após anos com o negócio, o proprietário não sabe exatamente se ele gera lucros e quanto.
Esse quadro vem mudando aos poucos, com a facilidade e redução de custo no acesso a informações e ferramentas de gestão. Faculdades, entidades como o Sebrae e toda a informação livre existente na internet ajudam a disseminar o conhecimento. Softwares gerenciais estão cada vez mais baratos, por vezes até gratuitos.
Porém a mudança tem sido lenta e incapaz de fazer frente a novos desafios, como por exemplo o aumento da concorrência. A internet que traz mais informações também traz a concorrência de qualquer lugar, até do outro lado do mundo, para perto.
Para seguir um caminho rumo ao crescimento, com passos largos e firmes, o empresário deve administrar a empresa com base em conhecimentos formais. Sua intuição e experiência sempre serão importantes. Mas devem ser alinhadas a ferramentas administrativas.
Imagine um escultor sem ferramentas. Ele no máximo fará peças de barro, nunca irá esculpir o mármore. E mesmo no caso das peças de barro, sem um forno para a queima, essas peças poderão ter vida limitada.
Não deixe o futuro da sua empresa e sua vida financeira nas mãos do acaso. Adquira conhecimentos, utilize ferramentas de gestão e saiba exatamente se sua empresa está andando para a frente, de lado ou para trás.
GestãoMax usa cookies para melhorar a experiência de navegação no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.