Como um ERP auxilia na gestão do negócio

Como um ERP auxilia na gestão do negócio

Todos os processos de gestão de uma empresa, quando atrelados à tecnologia, se tornam mais fluidos e facilitam o trabalho do dia a dia. Um sistema de gestão ERP é um aliado para a gestão do negócio, pois é uma ferramenta eficiente que além de concentrar as informações e cadastros também integra os setores da empresa, evitando erros de sincronização de informações e ampliando a produtividade. 

Nos últimos anos, vivemos uma transformação digital, e o modo como utilizamos tecnologia passa a ser facilitador do nosso trabalho, e as planilhas em papel dão lugar a sistemas simples e descomplicados.

Integrações: sincronizações inteligentes

Quando um negócio é gerido de forma integrada, os setores da empresa trabalham de forma sincronizada. O ERP, por exemplo, pode integrar lojas físicas e virtuais, onde o gestor opera um único sistema, dando entradas e saídas aos produtos, emitindo notas fiscais e boletos bancários, integrado aos marketplaces e organizando o processo logístico. Pensando na experiência do usuário e do cliente final, os processos são mais ágeis e ocorrem menos falhas.

Quanto maior for o acesso ao mercado, maior será o relacionamento com os clientes e as chances de apresentar valores, vantagens e atributos relevantes do seu produto ou serviço. Quem empreende no meio virtual precisa saber que é fundamental ter uma linguagem omnichannel, o que torna possível a integração entre quem vende e quem compra, acompanhando também o perfil de consumidor de hoje, que quer tudo de forma rápida e prática.

Vantagens de ter uma gestão integrada através do ERP

Já citamos algumas vantagens em contar com um sistema ERP para gerir o negócio, mas também destacamos outros pontos:

  • Preço acessível: De empresas micro a grandes, os ERPs são ferramentas que suprem as necessidades e estão muito acessíveis em termos de preço de contratação.
  • Conectividade: é importante para manter a organização do negócio, desde controle de caixa, emissão de notas fiscais, controle de estoque, tudo interligado, evitando erros de lançamentos manuais. 
  • Otimização de tempo: com os processos organizados é possível o empreendedor pensar no negócio de maneira menos processual e mais criativamente;
  • Manutenção de cadastros: entre as principais vantagens está a manutenção dos seus cadastros atualizados, acompanhando as vendas, as entradas e saídas do caixa, e atualizando os produtos e suas especificidades;
  • Redução de custos: Um sistema de gestão também acaba, por consequência, reduzindo custos da operação como um todo.
    Desde a otimização de materiais e compras, através do controle de custos, até a diminuição da necessidade de contratação de mão de obra, já que parte do trabalho manual passa a ser automatizado. 
  • Visão ampla: Através dos relatórios gerados pelo sistema é possível ter uma visão mais ampla do negócio, e pensar nos próximos passos de maneira clara e objetiva.

Tecnologia como aliada do negócio

Estamos sempre em busca de maior eficiência no trabalho para gerar crescimento nos negócios. Gastar menos tempo, economizar dinheiro e produzir melhor são características de uma boa gestão.

Atualmente as pequenas empresas também se beneficiam muito do uso de tecnologia para trabalhar, através de sistemas que estão acessíveis e ampliam sua produtividade.

Quando falamos em e-commerce então esse percentual aumenta ainda mais. É preciso utilizar as possibilidades geradas pelas facilidades tecnológicas para estar mais próximo do seu cliente, mesmo em coisas simples, como contato via e-mail marketing, whatsapp,entre outros, a fim de aproximar o cliente do produto.

Para gerir bem seus negócios, os profissionais devem ter em mãos as informações da empresa, de qualquer dispositivo e em qualquer lugar. Para isso, escolha um ERP com sistema em nuvem, para poder trabalhar de forma remota sem perder informações da empresa, isso também assegura seus dados e informações do negócio.

Confiança e qualidade

Pensar no negócio de forma ampla, interligando os setores é uma boa estratégia para quem quer crescer de forma orgânica, sem demandar mais equipes de trabalho na gestão. 

As empresas que querem se manter competitivas no mercado atual precisam estar atentas às necessidades do consumidor, ter processos internos bem organizados e apostar em ferramentas que facilitam o dia a dia.

Contar com um sistema de gestão de qualidade é importante para escalonar o negócio e ganhar novas parcerias de vendas. Atualmente já existem no mercado soluções compatíveis com as necessidades das pequenas empresas, o Bling é um exemplo de software ERP que facilita o trabalho e melhora os processos internos. 

Confira na prática os benefícios e facilidades de utilizar um ERP na gestão do seu negócio utilizando o cupom #swsoft garantindo três meses gratuitos.