Vendas: como o CRM ajuda no processo de vendas do seu negócio

como o CRM melhora o processo de vendas
Posted By gestaomax
Saiba como melhorar seu processo de vendas com CRM?

Como focar o trabalho da equipe comercial nas empresas com mais chances de se tornarem clientes? Quando isso é feito, é possível melhorar o processo de vendas e o atendimento ao cliente. A consequência é uma tendência ao aumento do faturamento da empresa.

Tudo isso pode ser conquistado com a ajuda da tecnologia. Se a sua empresa investir em um CRM (Customer Relationship Management), terá como organizar as interações entre a empresa e o prospect. Dessa forma, poderá melhorar a interação com o cliente e, consequentemente, vender mais e melhor.

Veja algumas vantagens de adotar o CRM para o seu processo de vendas. 

Reduz os problemas de comunicação no processo de vendas

Os problemas de comunicação são comuns no processo de vendas, se eles não forem bem alinhados. É frequente, por exemplo, que mais de um colaborador ligue para a mesma pessoa, na tentativa de oferecer o produto. Quando isso acontece, o possível cliente pode ficar incomodado e até bloquear ligações da sua empresa. 

Isso sem contar os possíveis clientes, que esperam uma resposta e não recebem, ou até os casos nos quais um prospect é esquecido. Quando a empresa investe em um CRM, cada etapa dessa interação é registrada. Isso evita que esse tipo de falha aconteça. 

Personalização da comunicação

Com o uso de um CRM, é possível entender melhor o comprador e o modo de comunicação mais efetiva para ele. Dessa forma, a empresa consegue personalizar o contato, entender se é mais viável o envio de e-mail, telefonemas, entre outros e ainda saber exatamente o que pode ser interessante para a pessoa. 

Em uma distribuidora de produtos veterinários, por exemplo, é possível ter o histórico de compras dos clientes ou uma lista de interesses. Se a loja costuma comprar muita ração, sempre que entrar uma marca nova pode ser interessante tentar contato para oferecer o produto. Assim, as chances de compra aumentam e o parceiro fica mais satisfeito com o processo de vendas. 

Chances de venda

Por meio do software, é possível identificar quais empresas cadastradas têm mais chance de se tornarem clientes e realizarem uma compra. Isso ajuda a equipe a focar os esforços apenas nas empresas que realmente possuem interesse no serviço ou produto. 

Vendas mais eficientes

Com a identificação de clientes mais promissores, a equipe de vendas acaba por aumentar a sua produtividade. Geralmente, também é possível selecionar pessoas mais informadas sobre o que é vendido, o que facilita na hora de apresentar algo e negociar as condições comerciais.

Fidelização de clientes

Todos sabem que, para sobreviver no mundo dos negócios dos dias atuais, é preciso trabalhar a fidelização dos clientes. Afinal, as pessoas estão bem informadas e sabem o que querem. Se a sua empresa não oferece um bom produto acompanhado de um atendimento exemplar, ela simplesmente vai para o concorrente. 

Com o auxílio de um CRM, é possível melhorar a interação com o cliente e oferecer a ele o atendimento personalizado, que ele busca. Isso é ideal para a fidelização.

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